Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr
Reprodução/ Flickr

Foi aprovado na quarta-feira (25) na Câmara dos Deputados um projeto que limita o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para combustíveis, energia, gás natural, comunicações e transportes coletivos.

O projeto tem como objetivo abaixar os custos da energia elétrica e dos combustíveis. Em ano eleitoral, o presidente da Câmara Arthur Lira (PP) tem aprovado medidas para controlar o preço desses itens. Contudo, para que a diminuição passe adiante precisa ainda ser aprovada pelo Senado.

Leia mais: Entenda o que é o projeto que altera regras do Pronampe, sancionado por Bolsonaro

O ICMS é um imposto de caráter estadual, sendo, inclusive, uma das principais formas de arrecadação dos estados.

Com a limitação prevista no projeto, energia, gás natural, comunicações e transportes coletivos passam a ser vistos como itens essenciais. Portanto, não poderá ser cobrada nenhuma taxa de ICMS acima de 18%. Atualmente em estados como Minas Gerais, o ICMS sobre esses produtos chega a ser de 30%, enquanto no Rio de Janeiro chega a 32%.

Leia também: Ex-assessores de Gabriel Monteiro confirmam acusações contra o vereador e relatam ameaças

O texto assegura que os estados que precisarem refinanciar dívidas por conta da perda de arrecadação com a redução do ICMS serão recompensados integralmente pela União. A forma de ressarcimento será por dedução nas parcelas do pagamento de suas dívidas refinanciadas.

Após pressão feita por deputados e pela Frente Nacional dos Prefeitos, as cidades irão receber 25% de todo o ICMS arrecadado no país. Eles serão distribuídos na proporção de dedução dos contratos de dívida dos estados.