A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou nesta quinta-feira (26) o reajuste de até 15,5% para planos de saúde individuais e familiares regulamentados. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (27).
O percentual de reajuste é válido para o período entre maio de 2022 e abril de 2023. Segundo os dados da histórica da ANS, esse é o maior aumento nos planos familiares e individuais da série histórica, que foi iniciada em 2000.
Leia mais: Presidente do STF diz que “a PM deve satisfações” a respeito da operação na Vila Cruzeiro
O recorde de reajuste havia acontecido em 2016, quando subiu em 13,57%. A medida abrange quase 8 milhões de beneficiários. O percentual representa 16,3% dos planos de assistência médica no Brasil.
Segundo a ANS, o reajuste representa a “retomada gradativa da utilização dos planos de saúde pelos beneficiários”. “As despesas assistenciais apresentaram crescimento, influenciadas principalmente pela variação no preço dos serviços e insumos de saúde”, destacou.
Em 2021, por conta da pandemia, a ANS anunciou o percentual de reajuste negativo de -8,19%, a decisão foi inédita na história da agência.
Leia também: Entenda o projeto que visa limitar o ICMS sobre combustíveis e energia elétrica
REDES SOCIAIS