Notícias

Fachin pede que governo do RJ ouça sugestões para reduzir mortes em ações policiais

O ministro é relator de ação na qual STF mandou Rio elaborar plano de redução da letalidade em operações


27/05/2022 15h25

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (27) ao governo do estado do Rio de Janeiro que ouça sugestões do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre como reduzir as mortes em operações policiais.

Leia também: “Melhor estratégia para lidar com a desinformação é focar em quem financia", diz jurista sobre PL da Fake News

Fachin é o relator de uma ação na qual o STF determinou ao governo do Rio de Janeiro a elaboração de um plano de redução da letalidade policial em operações. Na decisão desta sexta, o ministro também deu 30 dias, depois de ouvidas as autoridades, para que o estado faça audiência pública para colher sugestões sobre o tema. 

Na última terça (24), uma operação policial na Vila Cruzeiro resultou na morte de ao menos 23 pessoas. Esta foi a segunda operação mais letal da história do Rio, atrás somente da ação no Jacarezinho, em 2021, na qual morreram 28 pessoas.

Leia também: Jornalista David Coimbra morre aos 60 anos, vítima de um câncer renal

Na ocasião, Fachin entrou em contato com o procurador de Justiça do Rio, Luciano de Oliveira Mattos de Souza, e manifestou "muita preocupação" com a operação.

Ainda na terça-feira, o secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro afirmou que a comunidade alvo da operação passou a receber mais bandidos em razão de uma decisão do Supremo.

Ao comentar o caso, nesta quinta (26), o ministro Luiz Fux, presidente do STF, afirmou que preferia "não polemizar", mas que aguardava manifestação da PM do Rio sobre o caso.

"Tendo em vista a posição em que se encontra o STF, achei por bem não polemizar com a PM. A PM deve satisfações, eu estou aguardando essas satisfações", disse Fux.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornalista David Coimbra morre aos 60 anos, vítima de um câncer renal

Brasil doa 80 mil doses de vacinas para a República das Maldivas

Projeto para programa de universalização do acesso a absorventes é aprovado por Comissão

Comissão aprova projeto de compensação de gases de efeito estufa para eventos em área pública

Dólar opera em baixa e caminha para o terceiro recuo semanal seguido