Conheça Rodolfo Hernández, o "Trump Colombiano"
Empresário de 77 anos já foi chamado de "Trump Tropical" pela mídia local e é apoiado pelo ex-refém de guerrilha Íngrid Betancourt
30/05/2022 14h43
Rodolfo Hernández é o candidato de direita no segundo turno das eleições presidenciais da Colômbia. Ele chegou à disputa após surpreender e crescer nas pesquisas na reta final, contabilizando 27,9% dos votos, contra 40,4% do esquerdista Gustavo Petro.
O empresário de 77 anos já foi prefeito da cidade de Bucaramanga, no nordeste do país, e foi comparado a Donald Trump. Ele se candidatou para a presidência com um discurso anticorrupção.
Leia também: “Não sou coveiro”: Relembre frases de Bolsonaro sobre momentos difíceis dos brasileiros
Perfil do político
Nascido em 1945 na cidade de Piedecuesta, no norte da Colômbia, Hernández é empresário e político. Ele construiu sua fortuna através da construção civil, principalmente vendendo moradias em um dos períodos mais críticos da economia da Colômbia.
Sua família foi responsável pela criação de uma modalidade de programa de financiamento em que a pessoa que fizesse parte pagaria as parcelas diretamente para Hernández. Ele entrou na política como um "diferencial", uma pessoa ausente do meio político que chegaria para mudar os sistema.
Apesar de sustentar o discurso de anticorrupção, Hernández tem contra si um processo aberto para investigar possível desvio de dinheiro. O caso, conhecido como Vitalogic, analisa irregularidades no contrato feito para “implementar novas tecnologias de gestão de resíduos no aterro de El Carrasco”.
Hernández se defende dizendo que nenhum Peso (moeda local) foi desviado. Em abril deste ano, em audiência de instrução do julgamento, o político não aceitou as acusações de falsidade ideológica, contrato sem cumprimento de requisitos legais e interesse indevido em celebrar contratos, segundo o Ministério Público.
REDES SOCIAIS