Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Ibama
Reprodução/ Flickr Ibama

O Ministério Público Federal (MPF) disse nesta segunda-feira (30) que protocolou uma ação na Justiça Federal em Redenção contra o governo federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A representação pede que os órgãos e o governo fiscalizem de forma imediata a Terra Indígena Trincheira-Bacajá, do povo Xikrin Mebengokrê, no Pará.

A justificativa para ação é o aumento do desmatamento na região. O local atingiu recordes de devastação em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Leia mais: Saiba o que é a Semana do Meio Ambiente, comemorada na primeira semana de junho

“É fato notório que o poder executivo federal se omite deliberada e ilegalmente no seu dever de proteção territorial das terras indígenas. Por essa razão, urge que o poder judiciário faça cumprir a lei e determine à União que empregue todas as forças e órgãos de segurança (...), das esferas estadual e municipal, para coibir as invasões e explorações ilícitas na Terra Indígena Trincheira-Bacajá”, diz o órgão.

O MPF pede que a Justiça Federal obrigue o Ibama a fiscalizar, de forma obrigatória, as práticas de desmatamento e invasão. Além disso, pede que os profissionais de segurança federais e estaduais participem da preservação da terra indígena.

Leia também: Bolsonaro pede justiça “sem exageros” no caso da PRF envolvendo vítima de gás em viatura