O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quinta-feira (2) que a quarta dose da vacina contra a Covid-19 vai ser autorizada para pessoas com 50 anos ou mais. A declaração foi realizada na saída de evento para a regulamentação da telessaúde, em Brasília.
"Nós temos vacinas, o governo federal se preparou para isso", afirmou o ministro.
Leia mais: Toffoli dá 5 dias para Bolsonaro esclarecer aumento com publicidade em ano eleitoral
Em 18 de maio, a pasta liberou a quarta dose da vacina para pessoas com 60 anos e imunossuprimidos.
Apesar do anúncio, algumas cidades e estados começaram a imunizar pessoas a partir dos 50 anos com reforço: Macapá e Maceió começaram na quarta-feira (1º). O Distrito Federal deve começar na sexta (3).
A decisão acontece em meio a um aumento de casos da doença pelo país. Os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) de quarta mostram que o Brasil registrou 125 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 666.801 óbitos desde o início da pandemia.
Com os números, a média móvel de mortes no Brasil dos últimos sete dias é de 109, um aumento de 5,82% comparado há uma semana. País completou oito dias seguidos com a média móvel acima de 100.
O ministro comentou o crescimento de casos da doença no país. "Isso não é só no Brasil, é no mundo todo. Não vamos acabar com o vírus. Queríamos acabar com a covid, não vamos acabar logo, mas temos que continuar com a nossa vida”, disse.
A média móvel de casos nos últimos sete dias é de 30.488, um aumento de 103,66% comparado há uma semana.
Leia também: Nunes Marques suspende decisão do TSE e devolve mandato de deputado bolsonarista
REDES SOCIAIS