Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

No início do mês de junho, os Detrans (Departamentos Estaduais deTrânsito) instauraram a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação), para evitar fraudes e clonagem no documentos, agora passa a atender requisitos internacionais. 

Como em toda mudança, é natural surgirem dúvidas em relação ao documento, presente nas vidas de mais de 74 milhões de pessoas habilitadas no Brasil - muitas das quais dependem da CNH para trabalhar.

É obrigatório trocar?

O novo padrão é obrigatório aos condutores que renovarem a CNH ou tirarem a segunda via ou primeira habilitação a partir de 1º de junho de 2022. Quem tiver documento válido nessa data terá de fazer a transição somente quando a validade expirar ou em caso de perda ou furto da respectiva carteira de motorista.

Novas informações
Conforme informado no início deste texto, a nova carteira de motorista agora atende requisitos internacionais de identificação - definidos pela Convenção de Viena, informa a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Isso significa que a nova versão traz tradução em inglês e espanhol, além das informações na língua portuguesa.

Versão online

Foi gerado um novo template do QR Code que apresenta o nome civil e o nome social, se o motorista tiver cadastrado dados. Da mesma forma que a habilitação emitida até o fim de maio, a nova também conta com versão eletrônica, disponível no aplicativo gratuito CDT (Carteira Digital de Trânsito), utilizado por mais de 35 milhões de brasileiros. 

Veja imagens: Webstory: Conheça a nova CNH

Validade

Da mesma forma que a anterior, deve ser renovada a cada dez anos, com motoristas de até 50 anos, e para motoristas com mais de 60 anos, o tempo é prologando entre 15 e 20 para o prazo de validade.

Datas

Os condutores com CNH emitida até 31 de maio de 2022 mantêm o acesso via CDT à habilitação no padrão "antigo", enquanto o novo está disponível para emissões realizadas a partir de 1º de junho.

Como renovar

O processo de emissão da CNH-e não sofreu alterações. Confira no site do Detran-SP e veja o passo a passo da obtenção.