Notícias

“Fui do tempo que decisão do STF se cumpria. Não sou mais”, diz Bolsonaro

Presidente criticou mais uma vez o trabalho da Corte; Bolsonaro citou discussão do STF sobre marco temporal de terras indígenas


07/06/2022 20h57

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar nesta terça-feira (7) o trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) e disse não ser mais do tempo em que se cumpre da decisão da Corte. A declaração aconteceu durante evento no Palácio do Planalto.

O presidente citou a discussão da Corte sobre o marco temporal de terras indígenas. A pauta é debatida no Tribunal desde agosto de 2021.

“O Supremo está discutindo o marco temporal no Brasil. Uma nova interpretação querem dar a um artigo da Constituição. E quem quer dar? O ministro Fachin, marxista leninista. Advogado do MST. O que eu faço se aprovar? Entrego a chave para os ministros do Supremo ou digo: ‘Não vou cumprir'”, disse.

Leia mais: Bolsonaro critica decisão do STF sobre cassação de deputado: “Tem que ter reação”

O marco temporal prevê que os indígenas só podem reivindicar terras ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição Federal. No entanto, instituições e organizações da comunidade entendem o projeto como inconstitucional e prejudicial ao povo.

O placar do julgamento está empatado em 1 a 1. O relator, ministro Edson Fachin, votou contra um marco temporal. Nunes Marques, indicado do presidente Jair Bolsonaro à Corte, se mostrou favorável à demarcação.

“Eu fui do tempo em que decisão do Supremo não se discute, se cumpre. Eu fui desse tempo. Não sou mais. Certas medidas saltam aos olhos dos leigos. É inacreditável o que fazem. Querem prejudicar a mim e prejudicam o Brasil”, acrescentou.

Leia também: TRE rejeita transferência de domicílio eleitoral de Moro para São Paulo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Fui do tempo que decisão do STF se cumpria. Não sou mais”, diz Bolsonaro

TRE rejeita transferência de domicílio eleitoral de Moro para São Paulo

Tuíte antigo de Marília Mendonça viraliza depois de escândalo com prefeituras

Bolsonaro critica decisão do STF sobre cassação de deputado: “Tem que ter reação”

“Era para ser pena máxima”, diz Mirtes Renata sobre condenação de Sari Corte Real