Notícias

STF decide que empresas devem dialogar com sindicatos antes de fazer demissão em massa

Toffoli destacou que “não se trata de pedir autorização ao sindicato, mas de envolvê-lo no processo, podendo contribuir para a economia do país, ou da região ou do município”


08/06/2022 17h04

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (8), por 6 votos a 3, que é obrigatória a intervenção prévia dos sindicatos para que uma empresa faça a demissão em massa de trabalhadores.

Isso não se confunde com a autorização do sindicato para a realização das demissões. O recurso analisado foi apresentado pela Embraer e sindicatos contra decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que exigiu a negociação no caso da demissão de mais de 4 mil trabalhadores da empresa em 2009.

Leia também: Jorge Aragão é internado no Rio de Janeiro para cirurgia na vesícula

A decisão tem repercussão geral, isto é, deverá ser seguida pelas demais instâncias da Justiça. Não há um número de trabalhadores específicos para caracterizar uma demissão em massa. O TST tem decidido caso a caso, baseado nos motivos que levaram às demissões, como econômico, tecnológico ou de alteração na estrutura da empresa.

O ministro Alexandre de Moraes, que havia acompanhado o relator na sessão anterior, mudou o voto e decidiu também acompanhar Fachin.

Ao votar, Edson Fachin afirmou que a Constituição garante o poder de negociação. “As normas constitucionais constituem garantias constitucionais contra qualquer ação, do poder público e das entidades privadas, que possa mitigar o poder de negociação", disse.

Em sessão, ministro Dias Toffoli destacou que “não se trata de pedir autorização ao sindicato, mas de envolvê-lo no processo, podendo contribuir para a economia do país, ou da região ou do município”.

Leia também: STJ decide que convênios não precisam cobrir tratamentos fora da lista da ANS

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STJ decide que convênios não precisam cobrir tratamentos fora da lista da ANS

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil

Motivado por denúncia da PGR, STF retomará julgamento de Roberto Jefferson no dia 17

Cientistas fazem mapa detalhado do fundo do mar da Antártida

Atila Iamarino estreia "Hiperconectado", na TV Cultura, neste sábado (11)