Notícias

Biblioteca digital gratuita do governo de SP tem acervo com mais de 15 mil títulos

Iniciativa com lançamento nesta quinta-feira (9) tem como objetivo promover o crescimento de leitores


09/06/2022 18h33

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou nesta quinta-feira (9) a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, BibliON, que abre com um acervo de mais de 15 mil títulos e uma vasta grade de atividades culturais, como clubes de leitura e oficinas de capacitação.

O acervo da nova plataforma com gestão da SP Leituras, Organização Social responsável pela Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), conterá títulos dos mais variados gêneros, áreas de conhecimentos e idiomas, no formato de livros digitais (e-books) e audiolivros.

O projeto também contempla podcasts, além de outras atividades culturais e de formação para dinamizar o uso e fomentar as interações do público, tanto com ela, quanto com as bibliotecas físicas. O objetivo é que ele promova a capacitação continuada dos profissionais de bibliotecas e provoque o crescimento de leitores.

Leia também: IBGE diz que não é possível incluir questões sobre orientações sexuais no Censo 2022

“A BibliON vai permitir que a gente amplie o acesso e estimule o hábito da leitura. A nova plataforma tem o mesmo status e importância das bibliotecas estaduais e do sistema SiSEB. Uma instituição de caráter contínuo e permanente que acompanhará toda a evolução tecnológica e das pessoas” afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

Para Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, bibliotecas públicas contemporâneas no mundo são o que há de mais moderno em termos de investimento de cultura e economia criativa, entretanto, ele destaca que para que essa afirmação seja verdadeira, “é necessário que os projetos sejam pensados para privilegiar não apenas o acervo como também - e principalmente - o usuário, por meio de uma oferta variada de serviços que compõem o conhecimento além da leitura”.

Leia também: PSDB decide apoiar pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência

Como funciona?

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas durante 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Além de conseguir acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios.

O sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis sem a necessidade de usar dados do celular por meio do download prévio do título, escolher diferentes modos de leitura para o dia ou à noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto, e ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela.

Para utilizar o serviço gratuito, basta acessar www.biblion.org.br ou baixar o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store, com realização de um breve cadastro.

A iniciativa recebeu um investimento total de R$ 10 milhões do governo estadual, sendo que serão mais R$ 5 milhões a cada ano e irá interagir com cerca de 330 bibliotecas municipais que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB.), localizadas em 240 cidades no estado.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BibliON, biblioteca digital gratuita de SP, apresenta acervo com mais de 15 mil títulos

PSDB decide apoiar pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência

IBGE diz que não é possível incluir questões sobre orientações sexuais no Censo 2022

Paulo Guedes diz que o governo “não conseguiu” aumentar salário de serviços

Bolsonaro desembarca em Los Angeles para Cúpula das Américas