Notícias

SP reabre estação Pedro II para abrigar moradores em situação de rua

Além da disponibilização de colchões e cobertores, serão distribuídos kits de higiene e refeições em nova etapa da ação “Noites Solidárias”


10/06/2022 19h51

O Governo do Estado de São Paulo irá realizar mais uma ação “Noites Solidárias” a partir deste sábado (11) na estação Pedro II do metrô. Serão distribuídos colchões, cobertores, kits de higiene e refeições para o acolhimento de pessoas durante o período de baixas temperaturas previsto para os próximos três dias.

O objetivo é amparar e proteger a população de rua do inverno rigoroso. A Defesa Civil do Estado irá emitir estado de alerta para baixas temperaturas em todo o território a partir deste domingo (12) até a próxima terça-feira (14). Os alertas são emitidos sempre que a sensação térmica mínima é de 13ºC.

O “Noites Solidárias” é uma ação em conjunto das secretarias de Desenvolvimento Social e Transportes Metropolitanos, com o apoio da Defesa Civil estadual e do Fundo Social de São Paulo. O acolhimento está previsto para acontecer, inicialmente, até terça-feira (14), entre 19h e 8h do dia seguinte.

Leia também: PF diz que “material orgânico aparentemente humano” foi encontrado durante buscas no AM

A iniciativa irá manter o mesmo formato da ação anterior, realizada entre os dias 17 e 20 de maio e que abrigou 179 pessoas: capacidade para abrigar 100 pessoas nas dependências da estação Pedro II do metrô e o fornecimento de jantar às pessoas por meio de uma unidade do Bom Prato Móvel. Na manhã seguinte, os abrigados serão encaminhados à unidade 25 de março do Bom Prato para o café da manhã.

Inverno Solidário

A Campanha Inverno Solidário, coordenada pelo Fundo Social de São Paulo, tem o objetivo de arrecadar cobertores novos para serem doados às pessoas em situação de rua e entidades sociais.

As doações para a campanha, que será realizada até 21 de setembro, poderão ser entregues diretamente para o Fundo Social de São Paulo e na capital paulista em pontos de coleta instalados nas estações de trens e metrô, terminais de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e unidades do Poupatempo.

Leia também: PGR pede que Supremo arquive investigação da CPI da Covid sobre Ricardo Barros

Nos outros municípios paulistas, a entrega e a distribuição são coordenadas pelos fundos municipais. As doações serão destinadas a pessoas em situação de rua e entidades sociais, hospitais e centros de acolhimento.

Além de arrecadar cobertores novos, a campanha promove ações e combate a doenças comuns do inverno nas unidades das Praças da Cidadania, mantidas pelo Fundo Social em locais com alta vulnerabilidade. A Secretaria da Saúde também segue com ações de prevenção e vacinação contra a gripe.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF diz que “material orgânico aparentemente humano” foi encontrado durante buscas no AM

PGR pede que Supremo arquive investigação da CPI da Covid sobre Ricardo Barros

Enfrentamento às organizações criminosas na Amazônia depende do Exército Brasileiro, diz Alexandre Saraiva

Incêndio na Ponte Rio-Niterói interdita faixas na tarde desta sexta-feira (10)

“Até agora está 100%”, diz Bolsonaro sobre encontro com Biden