Notícias

Desmatamento na Amazônia bate novo recorde e contradiz Jair Bolsonaro

De acordo com o relatório, o desmatamento foi de 900 km2, o segundo pior resultado para o mês, ficando atrás apenas do mesmo período do ano passado


11/06/2022 09h39

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou na última sexta-feira (10) que a Amazônia sofreu uma devastação de 2.867 km2 em seu território, o pior desempenho registrado para o período desde o começo da série histórica (2016).

Leia mais: Ucrânia relata 10 mil soldados mortos desde o início da guerra contra a Rússia

Os dados contradizem as falas do presidente Jair Bolsonaro (PL), que afirmou que o atual governo trabalhou para combater o desmatamento, em discurso feito na Cúpula das Américas.

De acordo com o relatório, revelado no mês de maio, o desmatamento foi de 900 km2, o segundo pior resultado para o mês, ficando atrás apenas do mesmo período do ano passado, quando o índice acabou sendo de 1.390 km2. A análise foi feita pelo sistema Deter.

“Os recordes de desmatamento representam a falta de políticas ambientais, bem como o desmonte daquelas que eram efetivas. Não é aceitável que a Amazônia continue como terra sem lei. Precisamos urgentemente retomar iniciativas de conservação e desenvolvimento sustentável na região e evitar projetos de lei prejudiciais ao meio ambiente que estão em tramitação no Congresso Nacional” afirmou Maurício Voivodic, diretor executivo do WWF-Brasil, em entrevista para o jornal O Globo.

De janeiro até o mês de maio, o Brasil alcançou o terceiro ano consecutivo com o recorde de desmatamento. Os 2.867 km2 de agora mostram que ocorreu um crescimento de 12,7% em relação ao ano passado.

O Amazonas foi o estado que mais sofreu desmatamento (298 km2), enquanto o Pará ocupa a segunda colocação (272 km2).

Leia também: "Forças Armadas não se sentem devidamente prestigiadas", diz ministro da Defesa

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desmatamento na Amazônia bate novo recorde e contradiz Jair Bolsonaro

Ucrânia relata 10 mil soldados mortos desde o início da guerra contra a Rússia

"Forças Armadas não se sentem devidamente prestigiadas", diz ministro da Defesa

SP reabre estação Pedro II para abrigar moradores em situação de rua

PF diz que “material orgânico aparentemente humano” foi encontrado durante buscas no AM