Metade dos brasileiros é favor das cotas raciais em universidades públicas, diz pesquisa
Levantamento do DataFolha revela que apoio é maior entre jovens, escolarizados e com maior renda
12/06/2022 15h06
Pesquisa DataFolha divulgada neste domingo (12) revelou que 50% da população brasileira é a favor das cotas raciais nas universidades públicas. Esse é um dos temas mais debatidos nos últimos anos e pauta de muitos políticos também.
O levantamento também mostrou que 34% dos entrevistados são contra essa política pública. Outros 3% se mostraram indiferentes e 12% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 2.090 pessoas a partir de 16 anos em 130 municípios, entre 8 e 14 de março deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O DataFolha contou com a parceria do Cesop-Unicamp sob a coordenação da Ação Educativa e do Cenpec para executar essa pesquisa.
Leia também: Máscara desenvolvida pela USP contra Covid-19 inativa vírus da gripe
O levantamento mostrou que a aprovação das cotas é maior entre jovens, escolarizados e com maior renda. Além disso, pessoas pretas (53%) e pardas (52%) possuem um apresso maior pela política do que os brancos (50%).
A aprovação passa para 60% entre pessoas com filhos que estudam em escolas particulares, que não são beneficiados pelo mecanismo. Entre jovens que estudam nas escolas públicas, a falta de opinião prevaleceu na pesquisa.
REDES SOCIAIS