Dados do Instituto Sou da Paz, divulgados na manhã desta segunda-feira (13) através do Boletim Sou da Paz Analisa, mostram que o número de roubos cresceu 10,8% entre os primeiros trimestres de 2021 e 2022 em São Paulo. Enquanto houve 54.077 roubos durante os três primeiros meses do ano passado, 59.904 ocorrências foram registradas no mesmo período deste ano.
Em todo o estado, roubos de veículos também registraram alta. O número de casos aumentou 15,9% em um ano. Já assassinatos e latrocínios, por exemplo, tiveram uma diminuição. Enquanto o primeiro exemplo observou uma queda de 5,2%, o segundo se manteve praticamente estável, com apenas um caso a menos.
Leia mais: Réu pela morte de Henry Borel, Dr. Jairinho demite quase metade de seus advogados
Cientistas detectam emissão de gás metano através de uma plataforma no Golfo do México
“Apesar de ainda estarmos em um contexto de pandemia de Covid-19, os primeiros três meses de 2022 foram marcados por uma retomada praticamente total das atividades cotidianas nas cidades brasileiras. Em relação às dinâmicas de violência e de criminalidade, esta retomada plena da rotina, e sobretudo, da circulação das pessoas nos espaços públicos, traz consigo um aumento dos crimes cometidos nestes espaços, principalmente os crimes patrimoniais, como os roubos”, destaca o instituto.
REDES SOCIAIS