Notícias

Saiba como descobrir se você foi hackeado e maneiras de se proteger


14/07/2022 12h43

A bateria do celular dura pouco tempo e os dados do aparelho são consumidos em um curto período? Talvez seja a hora de mudar a operadora ou alterar o seu plano de dados. Mas, há também uma outra opção, já que essas são características que também podem indicar que um hacker está manipulando o seu telefone celular.

Uma brecha na segurança do seu aparelho pode comprometer a sua identidade, privacidade e recursos sem que você saiba. 

Felizmente, há sinais que podemos considerar suspeitos para indicar se o nosso telefone foi hackeado e existem algumas dicas para evitar essa situação.

Consumo de bateria

Se o seu telefone consome dados de navegação muito rápido, isso pode ser um alerta. A empresa estadunidense especialista em segurança digital McAfee orienta que é preciso estar atento ao consumo da bateria. Se os seus hábitos no telefone não mudaram e a carga dura muito menos que o normal, pode ser que o seu telefone tenha sido hackeado.

Como evitar uma violação de segurança em seu telefone?

O seu celular pode ser hackeado de várias maneiras. É preciso ter cuidado ao baixar aplicativos, pois alguns deles podem conter vírus. O ideal é escolher aplicativos de lojas conhecidas, como as do Google ou da Apple, por exemplo.

"É muito fácil para os hackers se conectarem ao seu telefone usando Wi-Fi ou bluetooth, então os deixe desativados se não precisar, porque o ataque pode chegar sem aviso prévio", aconselha a empresa de segurança McAfee. 

Como agir se o seu telefone já foi hackeado?

Se o seu telefone foi alvo de um hacker, mesmo seguindo os conselhos para evitar essa situação, é importante entender os passos para se livrar do invasor.

É preciso avisar aos seus contatos que o telefone foi hackeado. Assim, evita que as pessoas cliquem em qualquer link suspeito que receberem de você. Em seguida, você deve desinstalar todos os aplicativos suspeitos.

Antivírus

Também é aconselhável ativar algum antivírus em seu celular para que possa detectar e atacar o agente responsável por infectar o aparelho. Reiniciar o telefone pode ser uma outra solução, embora isso também possa implicar em apagar seus dados e arquivos.

Por fim, como é possível que todas as suas senhas tenham sido comprometidas durante o ataque, é fundamental que todas elas sejam alteradas.

Veja imagens: Webstory: Como saber se você foi hackeado

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça as novidades do novo passaporte brasileiro

Conheça as maiores raças de cães do mundo

Cometa K2 faz máxima aproximação com a Terra nesta quinta-feira (14)

Malala Yousafzai faz apelo por volta de meninas às escolas no Afeganistão

Ex-funcionário da CIA é condenado pelo maior vazamento de dados da história da agência