O presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou nesta segunda-feira (20) sobre a vitória de Gustavo Petro que venceu as eleições presidenciais da Colômbia no último domingo (19). A declaração do mandatário brasileiro aconteceu durante conversa com apoiadores.
“É um ex-guerrilheiro do MIR, é o movimento de esquerda revolucionária”, disse Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada.
Leia mais: Saiba quem são Gustavo Petro e Francia Márquez, vencedores das eleições na Colômbia
Petro se tornou o primeiro candidato de esquerda a ser eleito presidente da República na história do país. Outra marca quebrada na Colômbia foi a eleição de Francia Márquez. A ativista se tornou a primeira mulher negra a ocupar a vice-Presidência da República no país.
Ex-prefeito da capital e maior cidade do país, Bogotá, o economista derrotou o empresário Rodolfo Hernández nas eleições presidenciais e se tornará o sucessor de Iván Duque em 2023.
Petro também é um ex-guerrilheiro, que participou da M-19 e foi cofundador do partido político Alianza Democrática M-19.
Apesar da declaração de Bolsonaro, ainda não há uma manifestação oficial do governo brasileiro sobre a vitória de Gustavo Petro.
Leia também: Venezuela representa 78,5% dos pedidos de refúgio no Brasil em 2021
REDES SOCIAIS