O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (23) teve como tema a democracia.
Durante o jogo rápido entre Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, os apresentadores responderam questões feitas um pelo outro sobre o regime democrático.
Thaís fez o seguinte questionamento ao filósofo: “A China pratica um tipo diferente de democracia ou um tipo diferente de totalitarismo?”
Segundo Pondé, o partido comunista alega que pratica uma democracia, porque olha pelos mais pobres, taxam os ricos e contém a concentração de renda, mas ele enxerga de maneira diferente.
“Do meu ponto de vista, a China inventou um regime totalitário diferente e que pode dar certo, porque grande parte da população está preocupada com a janta e não com a liberdade”, opinou.
O filósofo acredita que para algumas pessoas, o sistema pode se encaixar em uma democracia, principalmente os mais pobres que passaram a viver melhor, algo na linha do que Karl Marx dizia. Por isso, de acordo com Pondé, os chineses são “bem comunistas nesse sentido”.
Veja o jogo rápido completo:
Leia também: Para Pondé, criticar a democracia não significa ser contrário a ela: "É o melhor que tem para hoje"
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS