Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Ministério da Economia
Reprodução/ Flickr Ministério da Economia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) exonerou na noite desta quarta-feira (29), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A publicação mostra que a exoneração ocorreu “a pedido” de Guimarães. No documento, o presidente nomeou Daniella Marques para assumir o comando da Caixa Economia. Daniella era secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia e é vista como “braço direito” do ministro da pasta, Paulo Guedes.

Leia mais: Pedro Guimarães entrega carta de demissão a Bolsonaro

Daniella possui formação em administração de Empresas pela PUC/RJ com MBA em Finanças pelo Ibmec. Além disso, foi diretora-executiva da Oren Investimentos; na Mercatto Investimentos, diretora de Risco e Compliance, Sócia e Gestora de Renda Variável.

A saída de Pedro aconteceu após o portal Metrópoles revelar acusações de cinco funcionárias da Caixa contra o presidente da empresa. Guimarães ocupou o cargo desde o início do governo Bolsonaro, e acompanhou o chefe do Executivo em diversas viagens e falas. As funcionárias da Caixa relataram situações de assédio sexual.

Mais cedo, Pedro Guimarães fez um discurso em um evento do banco nesta quarta e afirmou, sem citar as denúncias de assédio sexual, se defendeu e disse que sua vida é “pautada pela ética”.

Na carta de demissão entregue a Bolsonaro, Guimarães ressaltou que “não pode prejudicar a instituição ou o governo sendo um alvo para o rancor político em um ano eleitoral”.

O Ministério Público Federal (MPF) investiga Guimarães após denúncias. O caso está sob sigilo.

Leia também: “Brasil sabe manter sua democracia”, afirma ministro Alexandre de Moraes