Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter @nasahqphoto
Reprodução/Twitter @nasahqphoto

Seis meses após o lançamento do Telescópio Espacial James Webb, os astrônomos da NASA começaram a receber as primeiras imagens do poderoso telescópio mostrando a vastidão do universo.

Leia mais: "Governadores que apoiam o PT estão contra a redução de combustíveis", diz Bolsonaro

A NASA não compartilhará algumas dessas imagens com o público até 12 de julho, mas os astrônomos se emocionaram com as fotos.

A vice-administradora da NASA, Pam Melroy, disse que as imagens da “primeira luz” “me emocionaram como cientista, como engenheiro e como pessoa”.

“Primeira luz” geralmente se refere ao primeiro uso de um telescópio para observações científicas após ter sido submetido a testes e calibração.

Thomas Zurbuchen, diretor de programas científicos da NASA, disse durante uma coletiva de imprensa na última quinta-feira (30) que no fim estava movido às lágrimas por conta das fotos.

“É realmente difícil não ver o universo sob uma nova luz e não ter apenas um momento profundamente pessoal”, disse ele. “É um momento emocionante quando você vê a natureza de repente revelando alguns de seus segredos. E eu quero que você imagine isso e espere por isso.”

O foguete Ariane 5 da Agência Espacial Europeia lançou o Telescópio Espacial James Webb ao espaço no dia de Natal de 2021. Nos últimos meses, o telescópio, considerado o mais poderoso do mundo, abriu seu guarda-sol e se moveu quase um milhão de milhas da Terra.

Leia também: Rio de Janeiro segue aplicação da segunda dose de reforço em pessoas de 40 anos ou mais