Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Tribunal Superior Eleitoral
Reprodução/ Flickr Tribunal Superior Eleitoral

O ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse nesta sexta-feira (1º) que o sistema eleitoral brasileiro é seguro e confiável. A declaração aconteceu na sessão de encerramento do semestre da Corte Eleitoral.

O sistema eleitoral brasileiro vem sendo atacado nos últimos meses pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Com os ataques, Fachin já realizou diversos discursos em defesa do sistema e afirmou que não representa falhas.

"O sistema eleitoral brasileiro é hígido, confiável e seguro. Transborda os limites da instituição e nos permite transferir essa inabalável certeza a todos os nossos compatriotas, a todos os cidadãos brasileiros. O seu voto está protegido e será contabilizado nas eleições", disse.

Leia mais: Restrição do aborto é “grave” e configura “violação” do direito das mulheres”, diz Fachin

O ministro defendeu a urna eletrônica, que também sofre ataques do presidente.

"As urnas eletrônicas são seguras, são confiáveis, que foram aprovadas no recente Teste Público de Segurança e não há qualquer indicação segura ou honesta de que não protegem o sigilo e a veracidade do voto de todos os brasileiros”, afirmou.

Nos últimos meses, o ministro da Defesa, General Paulo Sérgio, enviou um ofício a Edson Fachin sobre as sugestões feitas pelas Forças Armadas para melhoria da segurança do sistema eleitoral.

As Forças Armadas enviaram sete sugestões à Corte Eleitoral. Segundo Nogueira, as indicações não foram discutidas até o momento e, por isso, os profissionais não “se sentem devidamente prestigiadas”.

No entanto, boa parte das sugestões foram acolhidas pelo tribunal. No discurso, Fachin afirmou ainda que as regras eleitorais são conhecidas e devem ser respeitadas

"Houve o reforço da compreensão há muito divulgada por este Tribunal Superior Eleitoral segundo a qual as regras do jogo eleitoral são conhecidas por todos e por todos devem ser respeitadas", complementou.

Leia também: Rosa Weber dá 10 dias para Bolsonaro explicar teto do ICMS sobre combustível