Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Vatican News
Foto: Vatican News

A equipe médica do Papa Francisco detalhou nesta sexta-feira (21) o quadro de saúde do pontífice.

"Se a pergunta for: O papa está fora de perigo? Não, ainda não. Mas ele está em perigo mortal agora? A resposta, mais uma vez, é não. Há alguns minutos ele saiu da sala para ir à capela rezar”, disse o médico.

Leia mais: Hamas divulga nomes dos seis reféns que serão libertados neste sábado (22)

A coletiva acontece no dia em que o Papa completa uma semana internado no hospital Gemelli, em Roma.

Embora o papa tenha apresentado melhora e bom humor, os médicos explicam que a internação é uma precaução.

"Como um paciente de 88 anos, quando não é mais possível tratar em casa, a gente interna o paciente. " A diferença é que as outras pessoas de 88 anos ficam em casa vendo televisão em uma cadeira de rodas. Vocês conhecem outro senhor de 88 anos que governa um estado e é também o pai espiritual dos católicos no mundo? Ele não se poupa, então se cansou muito", afirmou o médico.

O pontífice foi diagnosticado com pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. "Temos visto melhorias, mas é preciso muito pouco para ficar desequilibrado. É impossível dar um prazo", disse Sergio Alfieri após ser questionado sobre uma previsão de alta.

Na última terça, o Vaticano cancelou toda a agenda de atividades do papa Francisco para o fim de semana.

“Devido ao estado de saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, está cancelada”, diz a nota. Além disso, ele não poderá presidir a missa de domingo.

Histórico de saúde

O pontífice, que já teve parte de um pulmão removida na juventude, enfrenta problemas respiratórios há mais de uma semana. Inicialmente, relatou um "forte resfriado", que depois foi identificado como bronquite. Antes de ser internado, precisou, inclusive, delegar a leitura de discursos a um assessor em várias ocasiões.

Esta não é a primeira vez que Francisco enfrenta complicações pulmonares. Em 2023, ele foi hospitalizado devido a uma grave pneumonia e só revelou depois que precisou de internação emergencial. Desta vez, insistiu em cumprir compromissos antes de ser levado ao hospital.