Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (4) recebe o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB).

A educação é uma das pautas do programa. A jornalista Debora Freitas quis saber os planos do governo para a área nos próximos quatro anos, já que será uma das mais afetadas com a perda de arrecadação do ICMS.

Garcia garante que uma das suas obsessões nos próximos anos será justamente a educação e diz que pretende implementar o período integral em toda a rede pública.

“É algo [período integral] que crescemos muito nos últimos três anos e meio. São Paulo tinha 100 mil alunos de tempo integral, e agora tem 1.1 milhão. Ao final de 2026, pretendemos ter todos os alunos nesse esquema. Para isso, vai precisar de mais dinheiro, mais investimento, mais professores e mais escolas”, revela.

Leia também: Rodrigo Garcia critica Judiciário por soltar integrantes do PCC: “Saíram pela porta da frente”

O atual governador também aponta a conciliação do Ensino Médio com o Ensino Técnico como prioridade, e cita as Etecs como exemplo de sucesso, que tem mais de 200 mil alunos.

As medidas voltadas para o Ensino Médio serão feitas para, segundo ele, corrigir os atuais problemas nas escolas.

Leia também: Saiba quem é governador Rodrigo Garcia, pré-candidato do PSDB à reeleição em SP

“Nós temos um Ensino Médio que, infelizmente, não estimula o aluno permanecer. Se a gente tinha um problema antes da pandemia de evasão escolar, ele vai aumentar. Estou aguardando o final do ano letivo para ver a conta da evasão. Hoje, os jovens são pressionados a gerar renda e trabalhar. Eles não estão enxergando na escola uma educação para o trabalho”, lamenta.

Rodrigo Garcia é o quarto pré-candidato ao governo de São Paulo a participar do Roda Viva; veja como foi:

Participam da bancada de entrevistadores Pedro Venceslau, repórter de Política do Estadão, Débora Freitas, apresentadora da Rádio CBN, o editor de Política da Folha de S. Paulo, Eduardo Scolese, Iuri Pitta, analista de Política na CNN Brasil e a colunista do Valor Econômico e a colunista do portal UOL Juliana Dal Piva.

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.