Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Acervo IBGE
Divulgação/Acervo IBGE

A produção industrial no Brasil apresentou variação positiva de 0,3% na passagem de abril para maio, quarto resultado positivo consecutivo: fevereiro (0,7%), março (0,6%), abril (0,2%), acumulando alta de 1,8% nesse período.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo assim, a alta não foi suficiente para eliminar o recuo de 1,9% registrado em janeiro. O saldo ainda é negativo em 0,1% em 2022.

Leia também: Chuvas em Pernambuco: Sobe para 33 o número de cidades atingidas

No ano, a indústria acumula alta de 2,6% e, em 12 meses, de 1,9%.

“Com esses resultados, o setor industrial ainda se encontra 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,6% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011”, explicou André Macedo, gerente da pesquisa industrial mensal, em nota divulgada pelo IBGE.

O gerente analisou que “há uma melhora no desempenho da indústria nos últimos quatro meses que pode estar relacionada às medidas de incremento da renda implementadas pelo governo”, como a liberação de recursos do FGTS e antecipação do 13º para aposentados e pensionistas.

“Isso pode estar trazendo algum impacto positivo para o setor industrial, além da evolução no mercado de trabalho com a redução da taxa de desocupação. São fatores que devem ser considerados para entender o comportamento positivo da indústria nesse momento” analisou André Macedo.

Entre as atividades, as influências positivas foram assinaladas por máquinas e equipamentos (7,5%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (3,7%), com ambas voltando a crescer após recuarem no mês anterior: -3,1% e -4,6%, respectivamente.

Leia também: Corpo do cardeal Dom Cláudio Hummes é velado na Catedral da Sé

“Essas duas atividades vinham de queda nos meses anteriores. No setor de máquinas e equipamentos observa-se comportamento positivo em máquinas para indústria, agricultura e construção. Já na atividade de veículos automotores destacam-se os impactos positivos em automóveis, caminhões e autopeças”, disse o gerente da PIM.