Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A Revolução Constitucionalista de 1932 completa 90 anos neste sábado (9) e a data é feriado apenas no Estado de São Paulo desde o dia 5 de março de 1997. 

Leia também: Pequim exigirá comprovante de vacinação para cidadãos entrarem em locais públicos

Entenda:

A celebração anual relembra o movimento armado, que resultou da revolta generalizada no estado contra o governo de Getúlio Vargas, que assumiu o poder em 1930 com um golpe de Estado, após derrubar o então presidente Washington Luís e impedir a posse de seu sucessor.

Descontentes com os rumos do Governo Provisório e após as mortes dos jovens Martins, Miraguaia, Dráuzio e Camargo (MMDC) em 23 de maio de 1932, durante confronto com forças do Governo Federal, os revolucionários decidiram repelir as forças federais. Eram cerca de 35 mil soldados do lado constitucionalista contra 100 mil varguistas.

Durante a campanha "Ouro para o Bem de São Paulo", famílias paulistas doaram dinheiro e ouro para o movimento. O levante - que resultou no maior conflito militar do país no século 20 - terminou com a rendição do Exército Constitucionalista em 2 de outubro.

Leia também: Foi demitido ou pediu demissão? Conheça seus direitos

O ex-deputado Guilherme Gianetti foi quem propôs o feriado cívico e o governador Mário Covas, quem assinou.