Localizada no bairro de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, a Capela de São Miguel Arcanjo foi construída pelos indígenas guaianases em 1622. A igreja é o templo mais antigo do estado de São Paulo e foi um dos primeiros prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Leia mais: Oito patrimônios históricos para visitar na cidade de São Paulo
Para alguns historiadores da época, a data em questão é ainda mais remota. Em 1560, índios Guaianases entraram em conflito com os colonos da Vila de São Paulo de Piratininga. Comandados por Piquerobi, aliados dos padres jesuítas, caminharam toda a extensão do planalto.
O padre Manuel da Nóbrega, delegou ao padre José de Anchieta que os procurasse para retomar o processo de evangelização dos índios. O percurso era extremamente difícil, principalmente por se tratar do entorno do Rio Tietê.
Ao chegar ao local, as terras de Ururaí, o padre reencontrou o grupo e tratou de formar uma nova aldeia como São Miguel de Ururaí. Neste local foi erguida a pequena capela de bambu e sapé que deu, posteriormente, à origem ao bairro.
A capela está localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, a famosa Praça do Forró. Para agendar sua visita basta entrar no site capeladesaomiguelarcanjo.org.
Leia também: Incêndios florestais castigam sul da Europa em meio à onda de calor
REDES SOCIAIS