Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @museudalinguaportuguesa
Reprodução/Instagram @museudalinguaportuguesa

Na cidade de São Paulo existe uma grande concentração de patrimônios históricos tombados. Eles podem ser prédios, igrejas, ferrovias, estádio de futebol, monumentos e até mesmo vilas inteiras. Confira a lista com oito patrimônios históricos para visitar na cidade de São Paulo.

1. Capela de São Miguel Arcanjo

Localizada no bairro de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, a Capela de São Miguel Arcanjo foi construída pelos indígenas guaianases em 1622. A igreja é o templo mais antigo do estado de São Paulo e foi um dos primeiros prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A capela está localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, a famosa Praça do Forró. Para agendar sua visita basta entrar no site capeladesaomiguelarcanjo.org.

2. Estação da Luz

Construída em 1867, a Estação da Luz foi a primeira estação ferroviária da The São Paulo Railway, ferrovia que ligava o porto de Santos a Jundiaí para transportar café. Em 1901, a estação passou por uma reforma e foi inaugurado no estilo neoclássico, com torres paralelas e um grande relógio, que foi inspirado no Big Ben, de Londres.

Atualmente a estação conta com cerca de 13 mil metros quadrados de área e dá acesso à duas linhas da CPTM. Ela virou Patrimônio Histórico em 1976 e desde 2006 abriga o Museu da Língua Portuguesa.

A estação fica localizada na Praça da Luz, centro de São Paulo.

3. Escola Estadual Amadeu Amaral

Construída em 1907 no bairro do Belenzinho, a escola, que se chamava Escolas Reunidas do Belenzinho, é uma das mais antigas da zona leste de São Paulo.

A instituição, junto com outras escolas da época, marcou a mudança na área de educação, por representar a expansão da rede pública de ensino para atender o crescimento da população em direção às áreas não centralizadas. A escola se tornou Patrimônio Histórico de São Paulo em 2010 pela Condephaat e está localizada no Largo São José do Belém.

4. Estádio do Pacaembu

Inaugurado no dia 27 de abril de 1940, o Estádio Municipal do Pacaembu foi considerado na época o maior e mais moderno estádio da América do Sul, com capacidade para 70 mil pessoas. A inauguração do grande estádio contou com o prefeito Prestes Maia e o presidente Getúlio Vargas que acompanharam a vitória do Palestra Itália, atualmente Palmeiras, por 6x2 no Coritiba.

O estádio foi palco da Copa do Mundo de 1950 e comemorou muitos títulos das equipes da cidade, como os brasileiros do Palmeiras, de Rivaldo, Evair e Edmundo, e as Libertadores do Santos, de Neymar e Ganso, e do Corinthians, com Paulinho e Emerson Sheik.

Em 1994, o estádio foi tombado como Patrimônio Histórico de São Paulo. Atualmente o Pacaembu passa por uma grande reforma, porém traz ao público o Museu de Futebol. Para agendar sua visita basta entrar no site museudofutebol.org.br. O Estádio do Pacaembu está localizado na Praça Charles Muller.

5. Casa do Caxingui

Também conhecida como Casa do Sertanista, a residência típica rural, é uma representativa das moradias dos ricos fazendeiros do século 17. Está localizada no bairro Caxingui, no Butantã, na zona oeste de São Paulo.

Depois de passar por alguns proprietários, sob a condição de sua sede ser restaurada, em 1937 foi doada pela Companhia City à Prefeitura de São Paulo. Então foi transformada em museu com visitação gratuita e foi tombada como Patrimônio Histórico em 1987.

Veja imagens: Webstory: 8 patrimônios históricos para visitar na cidade de São Paulo

6. Casa das Caldeiras

A Casa das Caldeiras foi construída na década de 1920, junto com o restante dos prédios das Indústrias Reunidas Francesco Matarazzo, e está localizada no bairro da Água Branca, zona oeste de São Paulo.

As torres se tornaram Patrimônio Histórico de São Paulo em 1986 pela CONDEPHAAT ( Conselho de Defesa de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Após o fechamento da fábrica, o prédio se tornou um centro cultural e hoje, hospeda diversos eventos culturais e sociais. Para saber mais informações basta acessar o site casadascaldeiras.com.br.


7. Acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como MASP, foi inaugurado em 1947 por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi. O local comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul.

Famoso também pelo vão de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira, sendo Patrimônio Histórico reconhecido pelas três instituições: IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP.

O MASP está localizado no coração de São Paulo, na Avenida Paulista, 1578, e para agendar sua visita basta entrar no site masp.org.br

8. Sesc Pompeia

O Sesc Pompéia foi inaugurado em 1982 e fica localizado no bairro da Vila Pompeia, no distrito de Perdizes, na zona oeste de São Paulo. O espaço abriga teatros, quadras poliesportivas, piscinas, lanchonetes, restaurantes, espaços de exposições e muito mais.

Ele foi desenvolvido pela arquiteta Lina Bo Bardi, em 1977. Sua inauguração contou com apresentação das bandas punk de São Paulo como Inocentes, Ratos de Porão, Cólera e Olho Seco.

O espaço se tornou Patrimônio Histórico de São Paulo quando completou 30 anos, em 2013.