O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou em Teerã, capital do Irã, nesta terça-feira (19), para se reunir com os chefes de estado da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, e do Irã, Ebrahim Raisi.
Desde a invasão à Ucrânia, que está prestes a completar cinco meses, essa é a segunda vez que ele sai do país. Na primeira ocasião, ele visitou o Tadjiquistão.
A visita tem como objetivo estreitar o laço entre os três países e falar sobre o desenvolvimento da região do Oriente Médio e o conflito da Síria.
Leia também: Reino Unido atinge a maior temperatura da história ao registrar 40,2°C
O político procura reforçar os laços com os iranianos, alvo de severas sanções dos Estados Unidos e potencial parceiro militar e comercial, à medida que o Ocidente impõe sanções contra o seu país.
Outra potencial opção que colabora para essa viagem, é que Teerã lhe oferece a chance de uma reunião de alto risco com Erdogan, que procurou ajudar a intermediar negociações sobre uma solução pacífica do conflito Rússia-Ucrânia, bem como ajudar nas negociações para desbloquear grãos ucranianos pelo Mar Negro.
Leia também: CBF sorteia confrontos das quartas de final da Copa do Brasil nesta terça-feira (19)
REDES SOCIAIS