Um dia após representantes do MDB de 11 estados declararem apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)à Presidência já no primeiro turno, líderes do MDB se encontraram novamente em São Paulo para discutir o tema nesta terça-feira (19).
O ex-presidente Michel Temer afirmou em conversa que irá sugerir ao presidente da sigla, Baleia Rossi, o adiamento da data da convenção do partido que vai confirmar Simone Tebet como candidata à Presidência. O evento está previsto para o dia 27 deste mês.
Leia também: Procuradores pedem que Augusto Aras investigue ataques de Bolsonaro contra o sistema eleitoral
Líderes do partido defendem a desistência da candidatura de Tebet, caso ela não decole nas pesquisas. Ela tem 1% das intenções de voto, segundo o último levantamento do instituto Datafolha. Na segunda, Rossi afirmou que os diretórios estaduais do partido estão com Tebet.
O MDB divulgou nesta terça-feira uma nota assinada por dirigentes de 19 estados, na qual reitera o apoio à senadora. Também assinam o documento o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi e a Secretaria Nacional do MDB Mulher.
Na saída do encontro desta terça, que contou com as presenças dos senadores Eduardo Braga (AM), Renan Calheiros (AL), Rose de Freitas (MG), Marcelo Castro (PI), do deputado federal Isnaldo Bulhões (AL), do ex-deputado Moreira Franco, Temer afirmou que foram apresentados dois pedidos a ele na conversa.
"Vieram pleitear que eu ajudasse na possibilidade de uma eventual prorrogação da data da convenção que está ajustada para o dia 27. E, segundo, pretendem que se faça uma convenção presencial. Disse a eles que iria conversar com o presidente Baleia Rossi e outros membros da Executiva e verificar essa possibilidade. E especialmente sugerir ao Baleia que faça uma reunião com o grupo do MDB, que conversem", disse.
Temer negou que tenham tratado sobre apoio a Lula no primeiro turno e ressaltou que vota na pré-candidata: "Pelo contrário, só palavras de elogio para sua candidatura. O que há naturalmente é uma preocupação política, ao que possa acontecer na eleição."
Aliança de esquerda
Partidos de esquerda que apoiam a pré-candidatura de Lula à Presidência da República pelo PT realizaram um ato em Diadema, na Grande São Paulo, no último dia 9. As siglas que compõem a coligação Vamos Juntos pelo Brasil são PT, PCdoB, PV, PSOL, PSB, Solidariedade e Rede.
REDES SOCIAIS