Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ twitter @dpfxavier
Reprodução/ twitter @dpfxavier

Marcelo Xavier, presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), deixou um evento em Madri, na Espanha, após ser atacado por ex-funcionários da Funai. O caso aconteceu nesta quinta-feira (21).

O episódio ocorreu durante a assembleia geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Filac). O brasileiro Ricardo Rao levantou de seu assento e fez protestos contra Xavier, que acabou saindo do local.

Leia mais: Fachin dá cinco dias para Bolsonaro explicar ataques ao sistema eleitoral

Na ocasião, Ricardo Rao, ex-funcionário da Funai, denunciou a presença do presidente da fundação brasileira. Segundo Rao, não haveria motivo para ele estar na reunião. No vídeo, Rao chama Marcelo Xavier de assassino e miliciano. Confira:

“Ele é responsável pela morte de Bruno [Pereira] e Dom Phillips. Você é um miliciano, bandido”, disse.

Rao foi exonerado do cargo de indigenista especializado da Funai pelo próprio Xavier em 2020. Ele era coordenador regional no Maranhão e, depois de ameaças, fugiu para a Europa, local onde mora atualmente.

Leia também: Exame/Ideia: Lula tem 44% das intenções de voto e Bolsonaro 33%