O dólar teve uma alta nesta quinta-feira (21), dia em que o Banco Central Europeu (BCE) decidiu elevar a taxa de juros pela primeira vez em onze anos. A moeda fechou com aumento de 0,66%, e chegou aos R$5,50, maior patamar desde 24 de janeiro.
Como o resultado, acumulou-se 1,71% na semana e de 5,05% no mês. No ano, ainda tem desvalorização de 1,40% frente ao real.
Mercado Financeiro
O BCE elevou a taxa básica de juros em meio a temores de uma crise energética e perspectivas econômicas sombrias na zona do euro. As perspectivas de contingências globais fazem com que empresas repensem investimentos e contratações.
No Brasil, a equipe do ministério da Economia deve preparar um terceiro bloqueio de verbas no ano, com o objetivo de evitar que despesas do governo ultrapassem o teto de gastos.
O corte nos repasses do Orçamento pode superar os R$ 5 bilhões. Ainda podem haver outras alterações, porque, até o último momento, negociações dentro do governo tentam reduzir o tamanho do bloqueio e amenizar o impacto político. O anúncio do valor deve ser feito nesta sexta-feira (22), na divulgação do boletim bimestral de receitas e despesas.
Para a segunda-feira (25), está prevista uma coletiva de imprensa com técnicos do Ministério da Economia.
REDES SOCIAIS