O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (26) que o Brasil apresenta 813 diagnósticos da varíola dos macacos.
Em nota, a pasta declarou que a maior parte deles se concentra no estado de São Paulo, que até o momento tem 595 casos, em seguida Rio de Janeiro com 109, Minas Gerais (42), Distrito Federal (13) e Paraná (19).
Na última sexta-feira (22), o país chegou a marca de 607 pessoas infectadas pelo vírus monkeypox. No sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença como emergência de saúde global. Mais de 16 mil casos foram relatados em 75 países, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Leia também: Auxílio caminhoneiro começa a ser pago em agosto, como receber?
Entenda
A doença pode apresentar sintomas como febre superior a 38,3⁰C, dor de cabeça intensa, aumento no tamanho dos linfonodos, dor nas costas, dor muscular e fadiga excessiva. Os indícios geralmente ocorrem de um a três dias após erupções cutâneas começarem a aparecer no rosto e se espalham para o resto do corpo.
Os principais meios de transmissão do patógeno são pelas lesões infectadas, contudo, também há a possibilidade de contaminação através de fluídos sexuais e saliva.
Confira lista atualizada em localidades pelo Brasil:
Estado de São Paulo (595);
Rio de Janeiro (109);
Minas Gerais (42);
Distrito Federal (13);
Paraná (19);
Goiás (16);
Bahia (3);
Ceará (2);
Rio Grande do Sul (3);
Rio Grande do Norte (2);
Espírito Santo (2);
Pernambuco (3);
Mato Grosso do Sul (1);
Santa Catarina (3).
Durante coletiva de imprensa realizada hoje, Rosamund Lewis, líder técnica para varíola dos macacos da OMS , afirmou que a situação é preocupante no Brasil. "É muito preocupante para países como o Brasil [...] reportarem um número significativo de casos".
REDES SOCIAIS