Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (26), Rosamund Lewis, líder técnica para varíola dos macacos da OMS (Organização Mundial da Saúde), afirmou que situação da doença é preocupante no Brasil.
"É muito preocupante para países como o Brasil [...] reportando um número significativo de casos", disse Lewis.
Até o momento, o Ministério da Saúde registrou 813 casos da doença, um aumento de 33% compara a última sexta-feira (22), quando tinham 607 diagnósticos. Os casos se concentram em São Paulo, onde a Secretaria de Estado da Saúde informou 590 diagnósticos da doença até a última segunda (25).
A líder técnica também destacou a importância da testagem da doença para saber a real situação das contaminações.
Leia também: Maior preocupação em relação à varíola dos macacos é ausência de vacina, diz infectologista
Vale lembrar que a organização declarou neste sábado (23) que a doença é considerada como emergência pública de preocupação global.
Entenda a doença
A doença pode apresentar sintomas como febre superior a 38,3⁰C, dor de cabeça intensa, aumento no tamanho dos linfonodos, dor nas costas, dor muscular e fadiga excessiva. Os indícios geralmente ocorrem de um a três dias após erupções cutâneas começarem a aparecer no rosto e se espalham para o resto do corpo.
Os principais meios de transmissão do patógeno são pelas lesões infectadas, contudo, também há a possibilidade de contaminação através de fluídos sexuais e saliva, possivelmente resultando em um elevado crescimento no número de casos.
REDES SOCIAIS