Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Superior Tribunal Militar
Reprodução/Superior Tribunal Militar

O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general Luís Carlos Gomes Mattos, disse nesta quarta-feira (27) que os responsáveis pelas eleições no Brasil são os profissionais que trabalham na Justiça Eleitoral. Na visão dele, a missão das Forças Armadas é garantir que o processo seja legitimo.

“Nós temos uma Justiça Eleitoral, e ela é a responsável pelo funcionamento real daquilo [eleições]. Nossa missão é diferente, não temos que nos envolver. Temos que garantir que o processo seja legítimo e tudo. Essa é a missão das Forças Armadas”, afirmou Gomes Mattos.

A fala foi dada para jornalistas durante a cerimônia de despedida de Mattos do STM. Ele ingressou no Tribunal em outubro de 2011 e estava na presidência da Corte desde março de 2021. O general vai se aposentar compulsoriamente ao completar 75 anos.

As declarações vão na contramão do discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL). Há meses, ele ataca o sistema eleitoral brasileiro e vem apoiado a atuação do Ministério da Defesa na comissão de transparência das eleições.

Leia também: Em convenção do PP, Lira diz confiar no sistema eleitoral e que instituições brasileiras são fortes

O general ainda falou que os militares "vão atuar dentro daquilo que está previsto para garantir que aquele processo [eleitoral] seja legítimo, e realmente que tenha respaldo popular".