Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Conhecido como o Paciente City of Hope ("Cidade da Esperança", em português), um homem que pediu para não ser identificado, 66, está curado do vírus da imunodeficiência humana (HIV), de acordo com seus médicos.

O apelido tem ligação com o hospital em que realizou o tratamento em Duarte, no estado da Califórnia, Estados Unidos.

Ele vive com o vírus desde a década de 1980, mas após passar por um transplante de medula óssea de um doador resistente ao vírus, está há 17 meses em remissão. O objetivo da cirurgia era substituir sua medula óssea doente por células normais, já que desenvolveu leucemia aos 63 anos.

Leia também: Ministro da Saúde sugere vermífugo para quem quer a liberação de drogas no Brasil

"Quando fui diagnosticado com HIV em 1988, como muitos outros, pensei que era uma sentença de morte. Nunca pensei que viveria para ver o dia em que não tivesse mais HIV”, disse o paciente em comunicado.

O que é remissão?

A remissão é o período em que o problema permanece sob controle, ou seja, a pessoa não apresenta qualquer evidência da doença. O Paciente City of Hope parou de tomar os medicamentos e disse estar "mais que grato" pelo vírus não poder mais ser encontrado em seu corpo.

Até agora, três casos semelhantes a esse foram registrados no mundo. O primeiro deles foi em 2011, quando Timothy Ray Brown – conhecido como o Paciente de Berlim – se tornou a primeira pessoa no mundo a ser curada do HIV.

Leia também: Rio libera 4ª dose da vacina contra Covid-19 para maiores de 18 anos