O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29) a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. A morte foi registrada em Uberlândia (MG) na última quinta-feira (28). A vítima era um homem com baixa imunidade.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas cinco pessoas haviam morrido em todo o mundo até ontem. O órgão ainda não se pronunciou sobre o acontecimento no Brasil.
O último boletim do Ministério da Saúde informou que o país já contabilizou 1.066 casos de varíola dos macacos em mais de 13 estados.
São Paulo (823)
Rio de Janeiro (124)
Minas Gerais (44)
Paraná (21)
Distrito Federal (15)
Goiás (13)
Bahia (5)
Ceará (4)
Santa Catarina (4)
Rio Grande do Sul (3)
Pernambuco (3)
Rio Grande do Norte (2)
Espírito Santo (2)
Tocantins (1)
Acre (1)
Nesta quinta, a cidade de São Paulo registrou os primeiros casos de monkeypox em crianças.
O que é a "varíola dos macacos"?
A doença pode apresentar sintomas como febre superior a 38,3⁰C, dor de cabeça intensa, aumento no tamanho dos linfonodos, dor nas costas, dor muscular e fadiga excessiva. Os indícios geralmente ocorrem de um a três dias após uma erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham para o resto do corpo posteriormente.
O vírus em questão é do gênero Orthopoxvirus, que pertence à família Poxviridae. Na maioria das vezes, a doença acontecia no centro e no oeste da África. No entanto, recentemente, a Europa começou a registrar diversos casos da chamada varíola dos macacos. O primeiro caso foi notificado em uma pessoa do Reino Unido que viajou para a Nigéria no início de maio.
Passado de animais para humanos através da exposição de gotículas exaladas, o período de incubação do Monkeypox, na maioria dos casos, é de seis a 13 dias. No entanto, esse processo pode levar de cinco a 21 dias, no geral. A taxa de mortalidade dos casos na África Ocidental já foi documentada em torno de 1%.
“Normalmente, até um décimo das pessoas doentes com varíola dos macacos pode morrer, com a maioria das mortes ocorrendo em faixas etárias mais jovens”, aponta a OMS. A entidade completa que “a apresentação clínica da varíola dos macacos assemelha-se à da varíola, uma infecção relacionada ao ortopoxvírus que foi declarada erradicada em todo o mundo em 1980.”
Leia mais: Incêndio em albergue deixa ao menos oito mortos em Moscou; Homem é preso por suspeita de manter mulher e os dois filhos em cárcere privado por 17 anos
REDES SOCIAIS