Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

Especialistas em geomecânica do Serviço Nacional de Geologia e Mineração estão investigando a origem de um sumidouro gigantesco no Chile.

O buraco está localizado em Tierra Amarilla, região do Atacama, a 800 quilômetros de Santiago.

Leia também: Senado americano vota a favor de adição da Suécia e Finlândia à OTAN

O local faz parte das terras da mineradora de cobre Alcaparrosa de Candelaria. No entanto, nenhum trabalhador foi afetado, mas a empresa suspendeu as atividades em um perímetro de 100 metros.

O sumidouro tem 32 metros de diâmetro e 64 metros de profundidade e, segundo as autoridades locais, ele continua a se expandir.

Leia também: Mísseis de exercício militar realizado pela China caem no território do Japão, afirma imprensa

O prefeito de Tierra Amarilla, Cristóbal Zúñiga, demonstrou preocupação com o sumidouro: “Continua a crescer e é algo que não havia sido visto em nossa comunidade. Solicitamos que seja possível esclarecer qual é o motivo e por que ocorreu, quais são as razões, se o colapso é produto da atividade de mineração abaixo ou se é algo de outra natureza", disse Zúñiga.

A população mais próxima do evento mora a cerca de 600 metros de distância. Ainda segundo o prefeito, a comunidade sempre teve medo de viver em uma área cercada por jazidas de mineração e obras subterrâneas.