O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (8), Simone Tebet, candidata ao governo do Estado de São Paulo pelo MDB.
Questionada pelo repórter Renato Machado, sobre seu posicionamento em relação ao aborto, a candidata se diz contra, mas não contesta o que é defendido por lei — em casos de risco de vida, gravidez resultante de estupro e anencefalia fetal.
"A senhora poderia elaborar um pouco sobre sua posição? É crença religiosa? Essa crença está acima da verdade individual das mulheres? A senhora defendeu a decisão pelo parlamento, mas a senhora é parlamento. Por oito anos no Senado e não trouxe essa discussão", questiona Machado.
Leia também: "Nunca duvidei da segurança das urnas", diz Simone Tebet
"Eu não trouxe porque sou a favor do que está no Código Penal, sou contra ao aborto salvo nos casos permitidos por lei. Segundo, eu vou ao encontro do que pensa a maioria da população, estamos diante de um país conservador (...) Entendo que o Brasil não está maduro para discutir essa relação", diz Tebet.
Simone ainda completa dizendo que não é por crença religiosa ou por convicção "é pela vontade da população".
Participam da bancada de entrevistadores Catherine Vieira, editora-executiva do Valor Econômico, Thiago Bronzatto, diretor da sucursal de Brasília do Jornal O Globo, o repórter da Folha de S. Paulo Renato Machado, Thais Oyama, apresentadora do Linhas Cruzadas na TV Cultura, e a jornalista e âncora da Band Cynthia Martins.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa na íntegra
REDES SOCIAIS