Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Uma pesquisa publicada na revista Nature aponta que as células cancerígenas podem ter sua replicação dificultada em temperaturas baixas.

Ainda de acordo com o estudo, o fenômeno ocorre pois a necessidade de uma geração de calor por parte do próprio organismo ativa a chamada "gordura marrom”, que, por sua vez, consome os açúcares dos quais os tumores utilizariam.

Autor correspondente e professor do Departamento de Microbiologia, Tumores e Biologia Celular do Karolinska Institutet, na Suécia, Yihai Cao afirma que "o tecido adiposo marrom ativado pelo frio compete com os tumores pela glicose e pode ajudar a inibir o crescimento do tumor em camundongos”.

Leia mais: Brasil registra primeira deflação em dois anos

Aviões chineses de guerra invadem zona de defesa aérea de Taiwan, aponta governo da ilha

Geralmente, as células cancerígenas precisam de níveis elevados de glicose para se multiplicarem no organismo.

Para colocar a teoria na prática, os cientistas compraram o crescimento de tumores em camundongos em ambientes frios e quentes. Os indivíduos que foram colocados em temperaturas de cerca de 4°C demonstraram uma agravação mais lenta do quadro do que aqueles designados em locais com aproximadamente 30 ºC. Além disso, eles viveram quase o dobro do tempo.