Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

Mais uma superlua poderá ser observada em todo o Brasil na noite dessa quinta-feira (11). Este será o terceiro e último fenômeno do tipo no ano de 2022. Embora o termo não seja utilizado por astrônomos e demais profissionais da área, o nome se refere à aparição maior e mais brilhante do astro.

Leia mais: Moraes é sorteado para ser relator do processo de candidatura de Bolsonaro

O evento ocorre quando a Lua chega ao seu ponto mais próximo do planeta Terra em sua órbita, chamado de perigeu. Quando ocorrido em agosto, o fenômeno é denominado como “superlua de esturjão”, em alusão à época em que esse tipo de peixe é encontrado em mais abundância na América do Norte.

Leia também: Jornalista russa que invadiu jornal e protestou contra a guerra na Ucrânia é detida

Neste ano, já foram observadas a “Lua dos Cervos” e a "Superlua de Morango". Para avistar o acontecimento, não são necessários equipamentos. Em São Paulo, a Lua irá nascer às 17h29.