Autor de “Os versos satânicos'', o escritor anglo-indiano Salman Rushdie foi esfaqueado no pescoço e no abdômen na última sexta-feira (12) durante evento em um instituto de Nova York. Agente literário afirma que o escritor teve lesões no fígado e pode perder um olho.
Leia mais: Congestionamento em SP passa de 20 mil por dia pela primeira vez desde o início da pandemia
Na ocasião, ele estava sendo apresentado para dar uma palestra em Chautauqua, no estado de Nova York. De acordo com testemunhas, um homem correu até o palco e o esfaqueou ou socou.
“Versos satânicos”, livro escrito por ele e publicado pela primeira vez em 1988, foi proibido no Irã no mesmo ano, por ser considerado por muitos muçulmanos uma blasfêmia.
Um ano depois, o aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu uma fatwa, ou edito, em que pedia a morte dele. Uma recompensa de mais de US$ 3 milhões é oferecida para quem matá-lo.
A polícia de Nova York divulgou a identidade do autor do atentado, o homem se chama Hadi Matar, 24 anos, morador de Fairview, região de Nova Jersey.
Fontes afirmaram ao jornal The New York Post que Matar seria simpatizante do Irã e do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica. O governo iraniano prometia recompensa de US$ 3 milhões a quem matasse Rushdie.
Leia também: Argentina tem a maior inflação da América Latina no mês de julho
REDES SOCIAIS