Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19) revelou que o apoio à ditadura militar alcançou um dos menores índices desde 1989, quando o Instituto começou a registrar esse dado. Ao todo, 7% dos brasileiros defendem esse sistema de poder, uma queda de dois pontos percentuais desde setembro de 2021. Além disso, 75% concordam que democracia sempre a melhor forma de governo.
O apoio à democracia e a defesa de que esse é o melhor sistema de governo creme conforme o grau de instrução e de renda. Apoio é de 62% para quem tem o Ensino Fundamental completo e 92% para quem tem o Ensino Superior.
Para 12% dos brasileiro, tanto faz se o governo é uma ditadura ou uma democracia. Esse índice era de 17% em setembro de 2021. O percentual dos que não souberam opinar chegou a 5%.
Entre os que dizem que tanto faz o sistema de governo, 10% tem mais de 60 anos, 3% entre quem tem ensino superior e 17% recebem até dois salários mínimos.
Leia também: Ciro Gomes diz que se for eleito não se submeterá ao Centrão: “Vou negociar à luz do dia”
O perfil das pessoas que apoiam a ditadura militar consiste em jovens entre 16 e 24 anos (9%), aqueles que completaram o Ensino Médio (8%), brancos (6%), moradores do Norte (8%) entre quem recebe de 5 a 10 salários mínimos (5%)e entre quem recebe Auxílio Brasil (10%).
A pesquisa Datafolha ouviu 5.744 pessoas em 281 cidades do país entre terça-feira (16) e quinta-feira (18). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Chance de uma nova ditadura
O levantamento também mostrou se os brasileiros acreditam na possibilidade da implementação de uma nova ditadura militar no país. Uma parcela de 49% acredita que não há chance nenhuma contra 20% que acredita que há muita chance de uma nova ditadura.
Outros 25% veem um pouco de chance. Não souberam opinar 7% contra 5% na pesquisa anterior.
Leia também: “Jamais estarei ao lado de Lula”, diz Moro sobre eleição
REDES SOCIAIS