Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva entrevista a ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge, nesta segunda-feira (22).

Goiana, é formada em Direito pela Universidade de Brasília e tem mestrado em Harvard, nos Estados Unidos. Ainda na adolescência, começou a se preparar para seguir carreira na área jurídica. Entrou para o Ministério Público Federal (MPF) como Procuradora da República em 1987. Em 2017, tornou-se a primeira mulher a assumir o mais alto cargo do Ministério Público Federal, nomeada pelo ex-presidente Michel Temer.

Como presidente da Procuradoria-Geral da República (PGR), enfrentou divergências de procuradores descontentes com sua gestão. Atuou em várias denúncias de corrupção que envolveram políticos de alto escalão e foi agraciada com a Ordem do Mérito do Ministério da Justiça.

A ex-procuradora é questionada sobre uma declaração que deu em sua última sessão como PGR, em setembro de 2019. À época, Dodge defendeu que o papel do MP e do STF era de proteger os valores democráticos.

"Protejam a democracia brasileira, arduamente erguida em caminhos de avanços e retrocessos, mas sempre sobre norte que a democracia é o maior modelo para construir uma sociedade de maior desenvolvimento humano", disse Dodge na ocasião.

A ex-PGR responde se as instituições estão protegendo a democracia.

“A sociedade civil se reuniu e se mobilizou para assinar uma carta alertando para os riscos de um retrocesso democrático no Brasil. Quando a sociedade civil se mobiliza com mais de um milhão de assinaturas, é sinal de que há uma concordância de que há ataques institucionais, ataques de grupos que se juntam com essa finalidade contra a democracia”, responde.

Naquele ano, de 2019, como antes também, eu detectava vários sinais de que estava em um curso um processo de ataque à democracia brasileiro. Na abertura do ano judiciário de 2019, eu afirmei que a democracia é o caminho. A Suprema Corte e o Tribunal Superior Eleitoral têm cumprido bem o papel de proteger a democracia”, argumenta.

Dodge também é questionada sobre o trabalho da PGR em defesa da democracia.

“Cada procurador-geral tem as suas contingências. Eu acredito que o trabalho do Ministério Público não se resume apenas ao trabalho da PGR, tem sido um compromisso com a defesa da Constituição e da ordem democrática. O procurador-geral [Augusto Aras] tem cumprido esse papel", destaca.

Augusto Aras é o atual procurador-geral da República. Aras é um dos aliados do presidente Jair Bolsonaro.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.

Assista ao programa completo: