Não tenha pressa
Na hora da compra, a última coisa que você precisa ter ou demonstrar é pressa. Faça a pesquisa com calma, não demonstre seu interesse de adquirir o veículo naquele momento. Com isso em mente, você tem mais chances de fazer um bom negócio sem se arrepender.
Prefira os veículos mais desejados
É inevitável optar pelos modelos com menos desvalorização e grande vantagem. Pesquisas apontam que o veículo que é desejado para compra são aqueles com bom valor de revenda a médio e longo prazo.
De olho na quilometragem
Um critério importante na compra do veículo usado é a quilometragem do veículo. Carros com baixa rodagem são mais valorizados pois, além de ter sido muito usado, tem maior conservação e menor necessidade de manutenção. Além disso, repare bem nos estepes, bateria e motor.
Veja se o veículo não foi batido
Observe o carro durante o dia, observa as condições do veículo seco e limpo. Diferenças na pintura denunciam acidente. Simetria entre as portas, os parachoques e o teto, idem. Ondulações, pequenos amassados na lataria ou diferenças nas quinas do capô são outros sinalizadores.
Confira as garantias e revisões
Quando você compra um veículo seminovo, normalmente leva com algumas garantias e revisões de fábrica no período que resta. Confira no manual do proprietário se estas revisões estão em dias e cobre por essa extensão.
No caso dos veículos que não tem mais esse privilégio, negocie com o vendedor uma garantida por escrito em uma período maior que 90 dias das principais peças do seu carro — a exemplo do motor, bateria, pneus, amortecedores e freitos.
Compre o carro de um conhecido
Não tem jeito, quanto mais próximo for o dono do veículo, menor é o risco de você ser passado para trás. Isso porque caso ocorra algum problema, você saberá onde cobrar. No caso de não ter um bom modelo disponível à venda nas proximidades, escolha carros de concessionárias. Eles são mais seguros e conta com uma reputação a zelar, carregando o nome da montadora junto.
Veja Imagens: Webstory: O que saber antes de comprar um carro usado
Comprar um veículo de segunda mão requer o dobro de cuidados. Para você não ser passado para trás, confira algumas dicas funcionais na hora de escolher um carro usado.
REDES SOCIAIS