O governo de Minas Gerais informou que um cachorro foi diagnosticado com varíola dos macacos. É a primeira vez que um pet se contaminou com a doença no Brasil. A secretaria estadual recebeu a confirmação na última segunda-feira (22) da Fundação Ezequiel Dias.
De acordo com os testes, o cachorro, de apenas cinco meses, se contaminou com a doença por meio de seu dono. É o primeiro relato de transmissão da doença do ser humano para animais.
"Paciente e cão estão isolados em domicílio e passam bem, conforme informação da Regional de Saúde. O único contato humano domiciliar do paciente continua assintomático e segue em monitoramento", informou a secretaria de Saúde de Minas Gerais.
Vale lembrar que o Brasil é o terceiro país com o maior número de casos de varíola em todo mundo. Nos últimos dias, os casos foram diagnosticados em bebês em São Paulo e na Bahia.
Leia também: USP desobriga o uso de máscaras na universidade
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o bebê está atualmente em isolamento domiciliar na capital e está "clinicamente estável e sem sinais de agravamento".
Sobre a Varíola dos Macacos
A doença pode apresentar sintomas como febre superior a 38,3⁰C, dor de cabeça intensa, aumento no tamanho dos linfonodos, dor nas costas, dor muscular e fadiga excessiva. Os indícios geralmente ocorrem de um a três dias após uma erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham para o resto do corpo posteriormente.
O vírus em questão é do gênero Orthopoxvirus, que pertence à família Poxviridae. Na maioria das vezes, a doença acontecia no centro e no oeste da África. No entanto, recentemente, a Europa começou a registrar diversos casos da chamada varíola dos macacos. O primeiro caso foi notificado em uma pessoa do Reino Unido que viajou para a Nigéria no início de maio.
Leia também: Investigação contra empresários: Pacheco diz que confia no MPF e no Judiciário
REDES SOCIAIS