O Instituto Cervantes São Paulo, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, apresenta até o dia 16 de setembro a exposição “Convite ao Pensamento, Têxteis e Vídeo Performance”.
A mostra, que reúne artistas têxteis da Argentina, Peru, Chile, Uruguai e Brasil, é gratuita e está aberta ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 16h às 20h.
Leia também: Papa Francisco pede convite para visitar a Coreia do Norte
Com uma vídeo instalação de Mariangeles Blanco, uma mostra individual de Delia Dubroff, ambas argentinas, e uma coletiva - “O bordado como traço” - com autorretratos de 114 artistas, a exposição quebra o estereótipo do bordado como hobby e prova que é possível construir novas narrativas estéticas a partir da intervenção têxtil.
Ao aceitar o convite da curadora Giuli Sommantico para participar da exposição, o coletivo 1mulherporM² ganhou a oportunidade de firmar sua força feminina pela integração com mulheres da América Latina, de acordo com a idealizadora Lucrécia Couso. Para a programação, estabeleceu-se um diálogo entre diferentes poéticas, entrelaçadas por uma mesma trama, em que todas as artistas utilizam a linha em seus trabalhos.
Leia também: Carnaval 2023: Dragões da Real realiza final das eliminatórias do samba-enredo
A mostra, que faz parte do Canoa Argentina, evento do instituto em parceria com o Consulado da Argentina, convoca o público a refletir sobre diferentes realidades, e o estimula a contemplar e pôr em diálogo estético suas vivências, seus próprios modos de criar e gerar transformações.
REDES SOCIAIS