Concessionárias integrantes do Programa de Concessões Rodoviárias, sob gestão da ARTESP, Agência de Transporte do Estado de São Paulo, divulgaram nesta quinta-feira (1º) mensagens de apoio a campanha intitulada “Setembro Verde” para incentivo à doação de órgãos, ao longo das rodovias estaduais.
Leia mais: Justiça determina que 33 empresas deixem de vender cigarros eletrônicos
Os prédios da Agência reguladora e das concessionárias receberão iluminação especial em referência à campanha de doação. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Deixe Vivo e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) para conscientizar a população sobre a importância do gesto.
Para campanha, as operadoras de rodovias farão a divulgação de mensagens educativas e motivacionais de incentivo a doação de órgãos nos 415 Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) distribuídos nos 11,1 mil quilômetros de rodovias concedidas. Será exibida a frase:
O Dia Nacional de Doação de Órgãos é celebrado em 27 de setembro, por isso, o mês foi escolhido para incentivar e conscientizar sobre a importante atitude. A cor verde foi eleita como a melhor para ilustrar a causa, pois representa a área da saúde e simboliza também a esperança e a liberdade.
O Instituto Deixe Vivo foi idealizado e fundado por Giovanna Fiori, que nasceu com uma insuficiência renal e, aos 25 anos, passou a ser tratada com hemodiálise e teve de esperar por um transplante. Em 2019, 1 ano e 11 meses depois do início do tratamento, ela recebeu o tão esperado órgão e começou sua nova vida como transplantada.
O objetivo é despertar a cultura da doação de órgãos, levar informações e acolhimento para quem espera por um transplante, para as famílias doadoras e para quem já é transplantado. A organização também oferece apoio psicológico e nutricional para enfrentamento da doença.
Leia também: Com 31.513 focos de queimadas, 2022 teve o pior mês de agosto desde 2010, aponta Inpe
REDES SOCIAIS