Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Ibama
Reprodução/Flickr Ibama

A Amazônia perdeu 44,5 milhões de hectares para a agropecuária nos últimos 37 anos, o equivalente a 12% de florestas, segundo último levantamento do MapBiomas, divulgado na última sexta-feira (2).

Leia mais: Mutirão de Cirurgias do Governo de SP vai atender 9,2 mil pessoas neste sábado

O desmatamento é o equivalente a dez vezes a área de todo o estado do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com a pesquisa, a agropecuária é a principal atividade relacionada ao desmatamento. Os mapas e dados atualizados mostram que, em 2021, a atividade ocupava 15% do bioma.

O Pará foi o estado mais desmatado da Amazônia Legal entre 1985 a 2021. Cerca de 35% das florestas foram convertidas em área de agricultura ou pastagem, de acordo com o levantamento.

O estado também se destaca em relação ao garimpo. Dentre os 217 mil hectares de área minerada na Amazônia, 64% foram mapeados no Pará. Apenas no último ano, o garimpo respondeu por 74% dos hectares mapeados como mineração na Amazônia.

A pesquisa do MapBiomas mostrou que 54,3% das áreas florestais remanescentes estão localizadas em áreas legalmente protegidas, como Terras Indígenas e Unidades de Conservação (exceto APA).

Leia também: Ataque com explosivos mata sete policiais em zona rural na Colômbia