A Turquia pode desempenhar um papel importante de mediador em torno da usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, que é ocupada por tropas russas, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan para Vladimir Putin no último sábado (3).
Leia mais: OMS observa casos de pneumonia misteriosa na Argentina
"O presidente Erdogan indicou que a Turquia pode desempenhar um papel facilitador na usina nuclear de Zaporizhzhia, assim como fez no acordo de grãos", disse a presidência turca, referindo-se ao acordo de exportação de grãos assinado em julho por Kiev e Moscou, com a ONU e a Turquia como intermediadores.
No último mês, Erdogan alertou sobre o perigo de um desastre nuclear quando visitou Lviv para se encontrar com seu homólogo ucraniano, Volodimir Zelensky.
"Estamos preocupados. Não queremos outra Chernobyl", afirmou o líder turco, referindo-se ao acidente na usina nuclear ucraniana em 1986.
Nas últimas semanas, cresceram os temores na Europa em relação à usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada por tropas russas desde o início de março, logo após Putin ordenar a invasão da Ucrânia.
Leia também: Casa de Moro é alvo de busca e apreensão da Justiça Eleitoral
REDES SOCIAIS