No Dia Mundial da Amazônia, o Roda Viva recebe nesta segunda-feira (5) o líder indígena Beto Marubo, integrante da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).
No Amazonas, ele denuncia o abandono da Fundação Nacional do Índio (Funai) e de seus servidores pelo Governo Federal, culpa o estado brasileiro pelos assassinatos do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira - seus companheiros na luta em defesa dos povos da floresta.
No programa, o integrante da Univaja fala sobre a preservação e conservação da Amazônia e o respeito aos povos indígenas também interessam ao planeta, e não somente aos povos originários.
“Ainda não houve interesse da sociedade em conhecer os povos indígenas. Isso está muito vinculado ao nosso histórico. A gente ouve muitas retóricas de que nós somos o atraso para o país, de que as terras atrasam o desenvolvimento do país. O que nós estamos demonstrando para a sociedade brasileira é que o nosso esforço e as terras indígenas que foram demarcadas é fundamental, por exemplo, para as mudanças climáticas”, diz.
“A partir do momento que o Brasil entender que nós somos protagonistas nesse processo, nós seremos muito mais fortes, nós teremos muito mais a ganhar”, completa.
Beto ainda fala sobre a distância dos candidatos à Presidência com pautas e propostas para os povos indígenas.
“Até agora não houve interesse forte e contundente dos candidatos, ainda não vi nenhuma proposta. Não vi nenhuma proposta de trazer os indígenas como protagonistas desse processo, ainda não vi”, afirma.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS