A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu a sessão desta quinta-feira (15) com um discurso em homenagem ao Dia da Democracia. Na sua visão, democracia não é somente fazer escolhas diante das urnas nas eleições. Ela citou o respeito às minorias e a necessidade de fortalecer as instituições.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro Alexandre de Moraes, também disse na sessão que democracia é o "único regime que permite ao povo exercer exatamente o que é do povo".
"Considerando em especial que a defesa da jurisdição constitucional e da integridade da ordem democrática constitui o norte de nossa gestão, neste 15 de setembro, reafirmo a nossa fé em nosso regime democrático consagrado em nossa Constituição Federal, de que o STF tem a guarda por expresso comando constitucional", afirmou a presidente da Corte.
"Refletir sobre democracia não é mero exercício teórico, mas necessidade inadiável que a todos se impõe [...] Democracia é muito mais, englobando diálogo, tolerância e respeito às minorias, em especial as mais vulneráveis. É respeito às minorias, diálogos. Que saibamos todos defender a democracia enquanto valor inegociável e aperfeiçoá-la continuadamente fortalecendo as nossas instituições e o Estado Democrático de Direito", declarou ainda em discurso.
Leia também: Pesquisa revela que 70% da população brasileira teme agressões físicas por razão política
Moraes ainda reiterou o discurso de Weber: "A democracia não se resume à escolha de tempos em tempos dos representantes, ela significa mais do que isso. Significa respeito às instituições, aos direitos fundamentais, respeito à igualdade social, democracia significa respeito à separação de poderes".
Weber tomou posse como presidente na terça-feira (13). Na ocasião, ela já havia enfatizado a defesa de valores democráticos e do Estado de Direito.
REDES SOCIAIS